quarta-feira, 24 de março de 2010

Treinamento dos grupos especiais de polícia!

Oiii pessoal, é com muito prazer que eu começo a partir de hoje a blogar aqui no Preguiçosamente Blogueiro. Espero que esta parceria seja duradoura, e que eu possa toda semana levar até você um montão de curiosidades, todas as quartas - feiras nós teremos um encontro marcado. Onde eu vou procurar levar até você muita informação. Esta semana por exemplo para começar com chave de ouro eu irei mostrar para vocês como é o treinamento dos grupos especiais de policia do mundo todo, se você é fã dos filmes do gênero "Tropa de Elite", não pode deixar de ler o meu post. Espero que gostem e comentem de montão...

(Yara Stevanovich)

Existem pelo menos sete cursos de formação de formação policial que são reconhecidos internacionalmente, pelo grande grau de dificuldade, conheçam detalhes sobre o treinamento das sete tropas, das quais duas são aqui do Brasil.


http://www.biocrawler.com/w/images/9/9f/Omon-logo.jpg
GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLICIA
*Rússia- Surgiu em 1979 e seu treinamento dura 4 meses
Os candidatos são incentivados a seguir ordens cegamente. Os exercícios enfatizam o combate corpo a corpo e ensinam como lidar com crises em áreas urbanas. Mas há também um lado não tão "elite" da tropa: os agentes do Omon também são treinados para reprimir manifestações
Piores momentos - No teste final, o aluno tem de partir para a agressão contra cinco membros treinados da Omon. Se conseguir ficar de pé por três minutos em cada uma das brigas, é aprovado! A Omon perde oficiais com freqüência por participar de situações de alto risco. Em 2000, 20 policiais foram executados por membros do movimento separatista do território da Chechênia.


http://www.librairie-spe.com/catalog/images/le-raid.jpg
UNIDADE DE COMBATE AO TERRORISMO
*França- Surgiu em 1985 e seu treinamento dura 9 meses
Não é preciso ser um policial para tentar ser aprovado no treinamento do grupo, que inclui aulas de luta (com ênfase no boxe), tiro, pára-quedismo e ações com cães supertreinados - uma das especialidades do Le Raid. Há ainda provas que testam o candidato em situações extremas, como a resistência à claustrofobia. Algumas equipes da unidade também desenvolvem habilidades psicológicas para a negociação com criminosos.
Piores momentos - Num dos testes, os aspirantes atravessam um túnel, completamente escuro, enquanto instrutores atiram a menos de 10 centímetros de suas cabeças. Cães são soltos para desorientar os alunos, que são equipados com colete e capacete.


http://seriesedesenhos.com/br2/images/stories/swat-elite-troops.jpg

ARMAS E TÁTICAS ESPECIAIS

*Estados Unidos- Surgiu nos anos 60 e seu treinamento dura 30 dias

O treinamento é semelhante ao de forças militares. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ele tem menos matérias que o de outras tropas. Isso porque as especializações são feitas posteriormente em temas como armamentos e explosivos.

Piores momentos - Existem muitas atividades físicas puxadas, mas o mais arriscado mesmo são os treinamentos de tiro, que envolvem simulações e muita ação. Já houve pelo menos um caso de morte por tiros acidentais no curso básico e muitos outros em treinamentos para agentes já formados.


http://www.gratis-webserver.de/Nunasu/data/kundendaten/134321/269118_gsg9logo.jpg

GRUPO 9

*Alemanha- surgiu após o atentado na Olimpíada de Munique em 1972 e seu treinamento dura 22 semanas

O curso inclui operações com aviões e esqui, uso das armas preferidas por terroristas e treinamentos em cooperação com outras unidades de combate ao terrorismo no mundo. De cada cinco candidatos, um é aprovado. Essa unidade ganhou todas as competições do Swat World Challenge, em 2005, uma espécie de olimpíada das tropas de elite.

Piores momentos - A identidade dos agentes da GSG9 é considerada top secret e, por isso, ela é a força que divulga menos detalhes sobre seu treinamento. Mas passar nas provas de tiro não deve ser moleza: os policiais são treinados para sacar e disparar uma arma em no máximo um segundo!


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/25/Insigne_GIGN.png

INTERVENÇÃO DA GUARDA NACIONAL

*França- surgiu em 1974 e seu treinamento dura de 6 a 8 semanas

Inclui aulas de artes marciais (como krav-magga) e manuseio de explosivos. É apontado como um dos melhores treinamentos de armas de fogo no mundo, visando paralisar, e não matar, o oponente. Cerca de 10% dos voluntários são aprovados. Mantém programas de intercâmbio com tropas de outros países.

Piores momentos - O mais duro é passar no teste final, que avalia a capacidade do atirador. Além de ser o exercício mais difícil, tem o maior peso na pontuação geral. Desde a fundação do GIGN, sete agentes já morreram nos treinamentos!

http://4.bp.blogspot.com/_0qCRXXLcd54/SniH82nWsDI/AAAAAAAAD5A/fnfZ6izqOkg/s400/gate_logo.jpg

GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS

*Brasil- surgiu em 1989 e seu treinamento dura 6 semanas

Inclui invasão tática, aulas de tiro de precisão e técnicas de negociação com criminosos. "É um treinamento muito puxado fisicamente, mas sem humilhação e mais técnico que o do Bope", diz Rodrigo Pimentel, que fez os cursos dessas duas unidades brasileiras.

Piores momentos - Uma cena famosa do filme Tropa de Elite aconteceu de verdade com Pimentel durante o treinamento no Gate. Seu instrutor no curso destravou uma granada e o mandou segurá-la para se manter acordado. Se ele largasse, a granada explodia! Sofrer torções e escoriações durante os exercícios também é muito comum.

http://www.maratimba.com.br/noticias/imagens/img_noticias/a45f4045521ae424e09884e2a4a4a89b.jpg

BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAS ESPECIAIS

*Brasil- surgiu em 1970 e seu treinamento dura 3 meses e meio

O primeiro mês é o "inferno", de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: "O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme". Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos...

Piores momentos - Uma marcha de 120 quilômetros a cavalo... sem sela! Há ainda um teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. "Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal", diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.



Agora que você conhece como funciona as maiores tropas de elite do mundo, não deixem de comentar. Próxima quarta- feira eu estarei aqui com mais curiosidades super legais... beijos e visitem meu blog também www.diariodesereya.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário