quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Televisão 3D é coisa do passado!!

Não, você não leu errado. Televisões 3D já estão virando coisa do passado, pois sua tecnologia já esta ficando ultrapassada.
Mas ai vem a pergunta, se TV3D esta ficando ultrapassada, o que irá substitui-la?
It's simple! Hologramas! =]


No final de 2010 um grupo da Universidade do Arizona - EUA, apresentou o primeiro vídeo 3D holográfico, o que foi de "telepresença holográfica". Os pesquisadores da universidade desenvolveram um sistema que é capaz de transmitir uma série de imagens 3D quase em tempo real.
Diferentemente das Televisões 3D, não é necessário óculos para a visualização dessas imagens, alem de que não só existe a noção de profundidade, como toda a noção de perspectiva(Agora ninguém mais vai lhe chamar de retardado quando passar a propaganda da Skol e você ir para baixo da televisão tentar olhar a calcinha da atriz!!).

Sim caros nerds de plantão(incluindo eu), com isso aquela memorável cena onde R2D2 mostra a princesa Leia pedindo ajuda a Obi wan Kenobi será possível. Tudo bem que não é azul como o da princesa... mas já é alguma coisa!


Nos últimos dias a IBM anunciou o seu programa "Next Five in Five", que é uma lista com 5 inovações com potencial para os próximos 5 anos e adivinha qual é a primeira da lista!!
Novamente, Hologramas!
Segundo a empresa, o cinema esta se movendo firme às projeções 3D, todas as grandes fabricantes de televisores estão investindo nisso, mesmo sem saber se a tecnologia vai se firmar no mercado,  tanto por falta de programação 3D, quanto por incomode de utilizar o óculos. Os analistas da IBM dizem que o primeiro problema será resolvido rapidamente, pois graças a miniaturização e ao barateamento das câmeras 3D, logo logo elas serão tão comuns quanto as câmeras digitais 2D.
Bom isso tudo é sobre TV3D e sobre holografía o que é que a IBM diz?


"Os cientistas estão trabalhando para melhorar o vídeo-chat, para que ele se torne um chat holográfico - ou telepresença 3-D," afirma a empresa. "A técnica utiliza feixes de luz refletida pelos objetos e reconstrói uma imagem desses objetos, uma técnica similar à que os olhos humanos usam para ver as coisas ao seu redor."Como pode-se perceber, ela esta bem otimista sobre o assunto. E como disse no início do tópico, TV3D é coisa do passado! Se você planeja comprar uma TV3D nesses 5 anos, aconselho, guardar o dinheiro para investir em algo mais divertido como comunicadores holográficos! Onde você pode ver e ouvir a pessoa em tempo real e em todas as perspectivas!

Se você ainda acha que Hologramas não serão tão desenvolvidos daqui a 5 anos, eu discordo de você! Já que um grupo de pesquisas do MIT(Instituto Tecnológico de Massachusetts - EUA) criou um holograma em tempo real, apenas utilizando uma câmera do Kinect! Lembra da galera da universidade do Arizona? Bom, a tecnologia da galera do MIT melhorou a qualidade daquele vídeo em 30 vezes. O vídeo esta em 15 frames por segundo, não é muito, as televisões atuais utilizam 30 frames por segundo(o que cria uma ilusão que que tudo esta acontecendo em tempo real, nossos olhos enxergam entre 30~60 frames por segundo, acima disso é quase imperceptível para os olhos humanos, abaixo fica muito lento e não é criada uma ilusão perfeita de tempo real na nossa mente).
Eles criaram um víideo de apresentação da tecnologia(que esta logo abaixo), onde é possível ver a princesa Leia sendo filmada pela câmera do kinect e um holograma feito em tempo real.

Ainda não é possível reconhecer a princesa no holograma(que agora esta vermelho... quero saber quem vai fazer o azul!!!), mas já é um grande avanço sem lembrar que é tudo em tempo real!
Os pesquisadores do MIT colocaram as mãos no Kinect em dezembro do ano passado, e em apenas 2 meses já possuímos uma premissa de holografia em tempo real. Agora imagine daqui a um ano como não estará. E como a IBM diz, daqui a 5 anos, deve estar muito desenvolvido e não já sendo comercializado como um novo portátil.

Fonte: Inovações Tecnológicas

3 comentários:

  1. mto interessante esse post

    mas acho q não eh bem assim, q daki um ano estara mto diferente e talz, o mercado eh feladaput* hauhauhau

    em 2007 tomei conhecimento da realidade aumentada "Augmented Reality", cresceu bastante, mas o mercado ainda explora pouco

    dah uma olhada no youtube, uns videos do "jcl5m" e o q ele faz com o wii remote, tem mais d 3 anos e naum aproveitaram ainda.

    da uma olhada em http://web.mit.edu/newsoffice/2008/camera-0807.html fmz tb, d 2008

    e tb dá uma olhada em http://mude.nu/dinheiro/novo-ipad-obsolescencia-programada/ foda... =/

    parabéns pelo blog, espero q vc goste dos link
    abs

    ResponderExcluir
  2. Otimo Blog! Otimo Post.. só faltou uma coisa!!!!


    Um botão compartilhar! seja Facebook ou Twitter. Coisas boas devem ser compartilhadas...

    ResponderExcluir
  3. Opa, muito obrigado pelos cometários ! :D

    Carlos nos temos uma barra de compartilhamento que fica logo abaixo do post, da uma olhada mais atenta q vc verá, lá há link para twitter e facebook...
    vlw

    H4dd0b, vlw pelos links, muito interessantes !
    vlw

    ResponderExcluir